Reis de Clonmel (John Flanagan) - Rangers #8

quinta-feira, 28 de maio de 2015


Hoje, resenha do oitavo livro da série Rangers - Ordem dos Arqueiros: Reis de Clonmel (John Flanagan).

Apesar de já sabermos que Will e Horace são superamigos, continua-se a insistir na infantilidade, por exemplo: cria-se um grupo para trabalhar em nome do reino, e por quem são compostos? Os três amiguinhos Halt, Will e Horace. É claro, todos simpatizamos pelos personagens, mas poderia haver argumentos mais convincentes para estarem no mesmo grupo, já que Horace, por exemplo, nem é um Arqueiro. Ou seja, a ideia poderia ser mais elaborada.

Entretanto, nesse livro há certa evolução na escrita, já que acontecem mais cenas de mortes e percebemos uma maior frieza nos personagens: Halt, por exemplo, comete vários homicídios e ameaça várias personagens, e nos outros volumes esses episódios eram omitidos ou amenizados. Achei bem legal, pois, tratando-se de livros de batalhas medievais, o que mais se tem é violência.

Outra coisa bacana foi o tema abordado pelo autor na história: religiosos que enganam o povo para retirar-lhes dinheiro. Um tema muito atual e importante de ser abordado, afinal, quantos casos não se vê na mídia ou em nosso círculo de convivência, desses trapaceiros que se utilizam da fé para enriquecer?


A história em si é surpreendente e do meio para o final o livro é eletrizante! Vale muito a pena, com certeza.

Resgate de Erak (John Flanagan) - Rangers #7

segunda-feira, 25 de maio de 2015


Nesse sétimo livro de Rangers – A Ordem dos Arqueiros: Resgate de Erak (John Flanagan), veremos uma passagem que acontece entre os livros 4 e 5, onde no quarto volume Will e seus amigos estão  tentando sair da Escandinávia, e no quinto eles já estão de volta a Araluen e Will ganha uma missão solo castelo de Macindaw, já como Arqueiro formado. Não consegui entender porque o autor mexeu na cronologia desta forma, pois não afetou nada na trama.

Mas, enfim, nessa história conheceremos um pouco mais do mundo de John Flanagan, pois conhecemos outro país, desértico, habitado pelo povo Arridi. Tudo isso devido Will, Horace, Halt, Gilan e a princesa Cassandra embarcam numa aventura para ajudar seus amigos escandinavos, presos pelos homens do deserto.

Outra coisa bem legal é o fato da princesa Cassandra (ou Evanlyn) estar presente nessa história, pois eu particularmente gosto bastante dela e do ciumezinho que rola entre Will e Horace quando ela está por perto.

Enfim, confesso não ter gostado muito do enredo dos livros 5 e 6, mas esse, está excelente.


(MOMENTO DESABAFO) - SPOILER

Gostaria de acrescentar que foi legal Will sendo o salvador da pátria, agindo sozinho, mostrando que realmente é um ótimo Arqueiro e ganhando ainda mais confiança Halt e seus amigos.

Cerco a Macindaw (John Flanagan) - Rangers #6

quinta-feira, 21 de maio de 2015


Continuando o Especial Rangers, hoje a resenha do sexto livro da série, O Cerco a Macindaw (John Flanagan). Esse foi o livro onde empaquei, já que havia lido os outros cinco volumes em 2013 e começado o sexto. Mas, como a história estava bem parada, acabei desistindo e fui retomar a série Rangers só no ano de 2014.

Apesar de adorar a história e a fácil leitura dessa série, a partir do momento em que Will passa a ter sua vida particular de Arqueiro, sem a ajuda de Halt, acredito que a narrativa perdeu muito.

Quando se lê uma série, o que nos influencia a continuar lendo os volumes seguintes, são as conexões que existem entre os livros, certo? Algum vilão não punido/desmascarado, há conflitos mal resolvidos, algo de muito grave ocorre no final e há outro livro para contar os acontecimentos, etc.


Mas, nesse sexto livro de Rangers, sinto que não há um motivo específico para continuar a leitura, pois essa série é composta por vilões e situações que são resolvidas entre dois livros, e depois se começa outra história, com os mesmos personagens. Acaba ficando cansativo.  Não há uma trama central, pois agora Will já se graduou e está exercendo sua profissão, são apenas divergências que vão acontecendo em Araluen e sendo narradas.

Não que o livro seja ruim, é bom, e as sacadas para resolver os problemas, estão como sempre, ótimas! Também há um deslanche na relação amorosa de Will com Alyss, antiga amiga, agora mensageira do reino. Enfim, veremos os próximos volumes, se engata um novo problema para finalizar a série com chave de ouro daqui a alguns volumes...


Feiticeiro do Norte (John Flanagan) - Rangers #5

terça-feira, 19 de maio de 2015


Após voltar a Araluen e se recuperar das intensas aventuras dos volumes três e quatro, no quinto volume de Rangers – Ordem dos Arqueiros (John Flanagan), Feiticeiro do Norte, Will está formado como Arqueiro. Ele recebe seu cordão de Folha de Prata e parte para o Norte do país em sua primeira missão solo.

Will vai como trovador para o feudo de Norgate, a procura de um feiticeiro, que anda assombrando o Norte e que é o principal suspeito de envenenar lorde Syron no tal feudo.
Contaremos nesse livro com uma maior participação da Alyss, antiga ‘amiga’ de Will, e Horace aparece para ajudar também. Halt e Gilan aparecem muito pouco, o que é uma peninha, pois amo Halt.

Então Halt e seus amigos vão tentar desvendar durante a história os truques do feiticeiro Malkallam, e qual a participação do filho de lorde Syron, Orman, em sua doença. Uma coisa legal do livro, é que aborda o assunto de preconceito e exclusão.


Eu não gostei muito da história, é bem parada em comparação aos outros volumes. Mas não é ruim, continuarei a ler com certeza para ver o desfecho dessa história, que seguirá no próximo volume.

Folha de Carvalho (John Flanagan) - Rangers #4

sábado, 16 de maio de 2015


Quarto volume da série Rangers – Ordem dos Arqueiros (John Flanagan), Folha de Carvalho é recheado de aventura e ação.

A história começa depois que Will e Evanlyn escapam dos Escandinavos e estão em uma pequena cabana, escondidos, enquanto Will se recupera da droga do calor. O plano é esperar pela primavera e continuar a fuga, mas Evanlyn e capturada por um guerreiro misterioso. Will desesperadamente sai à procura de Evanlyn e encontra Halt e Horace no trajeto, eles acabam descobrindo que quem raptou a princesa foi o grupo Temujai.

Os Temujai são um grupo disposto a dominar a Escandinávia, é isso é um grande problema não apenas para Erak, líder escandinavo, mas também para Araluen. Halt se vê na obrigação de oferecer ajuda aos escandinavos.

Ou seja, começa-se uma corrida contra o tempo para acabar com os Temujai e garantir um governo escandinavo que não provocará guerras. Assim Halt, Horace, Will e Evanlyn se juntam em mais uma perigosa missão.


Muito legal mesmo, outro livro excelente, um dos meus preferidos da série.

Terra do Gelo (John Flanagan) - Rangers #3

segunda-feira, 11 de maio de 2015


Após o final dramático do volume anterior, Terra de Gelo, terceiro livro da série Rangers – Ordem dos Arqueiros (Jogn Flanagan) vem nos contar o que acontece com o pobre Will e sua amiga Evanlyn. Eles foram levados para a Escandinávia, um país de piratas.

Lá, Will e Evanlyn vão sofrer de má alimentação e maus tratos. Dá uma pena de Will, pois ele fica reclamando que está perdendo o condicionamento físico que adquiriu para ser Arqueiro e sofre bastante nos serviços escravos que ele foi designado, além de ficar meio impotente para proteger a princesa.


Halt por sua vez, sai com Horace para recuperar seu amigo e a princesa. São muitos desafios pelo caminho. A Escandinávia está longe de ser um país pacífico ou estável. As estratégias montadas por Halt são muito legais e impressionantes.

É um livro bem tenso, e obriga os personagens a fazerem alianças indesejadas. Personagens vão se mostrando não tão maus. Nesse livro há também uma temática sobre drogas e vícios, muito comovedora.

Eu gosto muito dessa série, de verdade, ela tem personagens muito cativantes e divertidos, eu adoro e indico para todos.

Ponte em Chamas (John Flanagan) - Rangers #2

quarta-feira, 6 de maio de 2015


Ponte em Chamas, segundo livro da série Rangers – Ordem dos Arqueiros  (John Flanagan) é um livro incrível.

Um dos meus favoritos da série, esse volume tem muitas cenas tensas, de prender a respiração e ler as páginas freneticamente para ver o que acontecerá em seguida. O final é de aterrorizar.

No enredo desse livro temos uma maior participação de Horace e Gilan, já que eles partem junto a Will em uma missão sem Halt. Uma nova personagem, Evanlyn, aparece, (spoiler) que na verdade é a princesa de Araluen, obrigando Will a se empenhar mais ainda para protegê-la.

Os companheiros descobrem o plano de Morgarath, e precisam correr vários perigos para impedi-lo de iniciar uma guerra em Araluen. No caminho Will vai aprendendo mais e mais com Gilan e Horace. A menina prova ser mais que uma simples garotinha deixando Will e Horace babando. Evanlyn é bem legalzinha.

O confronto no final do livro deixa-nos roendo as unhas. É bem divertido mesmo. Super indicado.


(MOMENTO DESABAFO) - SPOILER


Will e Evanlyn sendo raptados no fim desse livro é de partir o coração não é mesmo?


Ruínas de Gorlan (John Flanagan) - Rangers #1

domingo, 3 de maio de 2015


Bom, hoje se inicia uma sequência de posts semanais sobre a incrível série Rangers - Ordem dos Arqueiros (John Flanagan).

Começaremos então pelo Ruínas de Gorlan. Para quem já leu Eragon, não sei se fui somente eu, mas achei a relação de Eragon e Brom – Will e Halt, muito parecidas! Não somente por ser relação aprendiz e mestre, e sim pelo fato dos mestres serem mal humorados e sem paciência com seus alunos questionadores. Mas nada de plágio, longe disso, afinal enquanto na história de Eragon ele está treinando para ser um Cavaleiro de Dragão, Will foi escolhido para ser um Arqueiro.


Will é um garoto órfão pequeno e magrelo, que vive sobre cuidados de um importante feudo (Redmont) no reino de Araluen. Lá ele mantem amizade com outros órfãos, (Allys, George, Jenny) e principalmente Horace, por quem mantém uma relação de amor e ódio, pois apesar do garoto ser seu melhor amigo, ele é fisicamente o que Will sempre quis ser, grande e forte.

Mesmo querendo ir para a Escola de Guerra, após ser rejeitado devido a sua estrutura física, Will aceita ser aprendiz de Halt, um Arqueiro experiente e admirado. Os Arqueiros do país de Araluen não são arqueiros comuns.  Com sua precisão perfeita, destreza acentuada e inteligência singular, eles são convocados as mais importantes missões em nome do Rei.

Então Will, acompanhado de Halt e Gilan, um antigo aprendiz de Halt, começa seu treinamento já enfrentando perigos do passado e vários desafios (Morgarath). O aprendiz de arqueiro então vê como é extraordinário e cheio adrenalina seu trabalho, e toma gosto pela Ordem dos Arqueiros.


É um livro que você não espera muito, mas é muito divertido e bem escrito. Ótima escolha para entretenimento todos os livros dessa série.


 
FREE BLOG TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS