Maze Runner - Correr ou Morrer (James Dashner) #1

domingo, 5 de julho de 2015


Essa trilogia que estourou em 2014 devido ao filme, Maze Runner, é uma distopia bem fraquinha ao meu ponto de vista. O primeiro livro é Correr ou Morrer.

A história começa com um garoto, Thomas, chegando a um local desconhecido e sem memória. Logo ele é informado de que está em uma concentração (denominada Clareira) de garotos adolescentes, que estão em um treinamento/teste para alguma missão futura também desconhecida.

As únicas coisas que eles sabem são que: a Clareira é cercada por um labirinto enorme que muda de disposição todos os dias; nesse labirinto há monstros terríveis e mortais chamados Verdugos; e o objetivo deles na concentração é achar uma saída. Quando Thomas chega, há meninos que estão na Clareira há tempos, e eles não conseguem solucionar o labirinto.

Então, após sua chegada, ele é informado que cada um na Clareira tem uma função (cozinhar, limpar, vasculhar o labirinto etc.). Mas, com a chegada de uma menina nessa concentração masculina, as coisas começam a ficar realmente estranhas.


Achei a história meio lenta, e todo o mistério que fazem quando Thomas chega à Clareira é um saco para ele, e para nós, leitores. A narrativa é muito repetitiva: para os que já leram, quantas vezes Thomas fala que queria ser um Corredor? Ou que tinha várias perguntas, mas ninguém respondia? Ou que conhecia a menina misteriosa de algum lugar? Já entendemos!

Quanto a narrativa, é corrida e cheia de ação, mas também permeada de diálogos bobos, principalmente para adolescentes de 16, 17 anos. Demora a começar o que realmente interessa. O personagem principal é chato e estúpido, e os demais não são melhores: não se cria apatia por eles.


O enredo é meio contraditório também: Thomas inicialmente pensa/fala que não reconhece a garota que chega à Clareira, segundos depois pensa ter uma ligação com ela. Conta que o Labirinto muda todos os dias, mas resolvem procurar pelo Verdugo morto no outro dia... Não era para o animal estar em outro lugar? James, tome uma decisão!


Sinceramente, não gostei não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
FREE BLOG TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS